
Avaliação Comportamental
O que é?
A Avaliação comportamental visa realizar uma investigação clínica do perfil linguístico, comunicativo e social do indivíduo. Buscando identificar possíveis transtornos comportamentais que podem estar associados a questões ambientais, familiares, genéticos e interacionais.

Como funciona:
ENTREVISTA COM A FAMÍLIA: a entrevista inicial com os pais deve ser realizada sem a presença da criança e /ou adolescente, pois assim, as demandas e necessidades podem ser comunicadas sem preocupação, angústia, receios e dúvidas. Muitas vezes os pais se sentem inibidos em falar dos problemas familiares na presença dos filhos, além disso, pode deixar a criança insegura ao ouvir queixas sobre si.
Na entrevista o profissional ouvirá a história do paciente, desde a fase gestacional da mãe até o momento que buscaram o auxílio. A importância dessa avaliação do desenvolvimento é que se pode identificar alguns sintomas que são importantes para ao hipótese diagnóstica.
APLICAÇÃO COM PACIENTE E ESCOLA: em um segundo momento, apenas a criança estará presente para que o profissional identifique a partir de aplicações de protocolos, escalas, atividades e observações, traços de sintomas que podem estar relacionados a possíveis transtornos.
RELATÓRIO E DEVOLUTIVA:após as aplicações, o profissional recebe novamente os pais para entregar o relatório, explicar sobre os resultados e traçar o plano de intervenção. Podendo ser necessário o encaminhamento para outros profissionais da área, como psicopedagogo, fonoaudiólogo, nutricionista, psiquiatra, entre outros.
A partir disso, se inicia um plano de ação a fim de diminuir comportamentos interferentes e ensinar comportamentos adequados.